17 julho 2010

13º dia | Stª Elena do Uairem - Boa Vista

O engraçado destas viagens é que todos os dias há coisas novas e algumas dessas novidades servem para medir a nossa capacidade de encaixe e endurance psicológica e hoje o dia começou assim.
Saímos de Stª Elena às 10:30h e 10km depois estávamos na fronteira da Venezuela para sair, primeiro passámos pela Guardia Nacional e a seguir fomos carimbar o passaporte com a nossa saída, até aqui tudo normal. As coisas começaram a complicar quando chegámos à alfândega para registar a saída das motos, era sábado e a única funcionária de serviço resolveu ir almoçar às 11:00h. Em princípio só devia regressa por volta das 02:00-03:00h da tarde, mas não havia certeza, saímos da Venezuela sem dar baixa das motos.
O outro problema é que enquanto tentávamos resolver este problema a alfândega do Brasil fechou para almoço. Tivemos que esperar pelas 14:00h para fazer o processo de entrada das motos, ou seja, este processo todo de travessia de fronteiras durou 04:30 horas.
Mas como na vida nem tudo é negativo e a medalha tem duas faces, enquanto esperávamos, pararam dois militares Brasileiros ambos à civil, o primeiro foi o Huzek e o segundo o Coleto.
O Coleto é membro do Roraima Moto Clube ligou para lá e lá estavam membros do Clube, à nossa espera à entrada de Boa Vista. Eles foram uma ajuda preciosa para nos orientarmos.
O Huzek não é membro de nada mas, com o seu velho Toyota BJ40, vai sozinho, agora em Agosto, fazer um passeio pela América do Sul. Ele deu-nos muitas informações sobre a BR319, estrada que liga Manaus a Porto Velho e, além disso, ligou para Manaus e informou o Moto Clube Brasil Rider's da nossa presença e ida para Manaus.
Fomos jantar com o Huzek, que nos levou a dar uma volta pela cidade e jantámos num restaurante a beira-rio, a seguir fomos terminar a noite no Roraima Moto Clube nas festas Juninas, vida difícil...
Com uma saída um pouco tarde e o atraso na fronteira, hoje só percorremos 260km de estrada razoável para o bom, mas sempre com a companhia da nossa companheira desde o início da viagem a CHUVA.