13 julho 2010

9º dia | Puerto Ordaz - Parque Canaima

Tivemos uma apresentação no aeroporto as 08:00 h, saímos às 10:00 h, embora seja um voo interno, feito por uma pequena companhia, os procedimentos de segurança são os mesmos como se fosse um voo internacional. Depois de 35 minutos de voo aterrámos em Canaima e à nossa espera estava o nosso guia Felix, membro da etnia Penemon. Quando chegámos ao acampamento ficámos a conhecer o nosso grupo: uma Peruana, um Venezuelano, um casal de Alemães e a filha.
Depois de almoço fomos dar um passeio de 3horas até ao Salto do Sapo, atravessámos de lancha a baia de Canaima, para depois marchar até ao Salto do Sapo, esta queda de água é impressionante porque passámos por de trás, depois tomámos banho por baixo e a seguir fomos ver a vista por cima.
De regresso ao acampamento falei com o Felix e consegui que ele arranjasse alguém para nos fazer uma refeição indígena. A nossa refeição foi uma sopa de frango extremamente picante, acompanhada com uma espécie de bolacha super dura feita de Yuca (manioque), a bolacha é colocada aos bocados na sopa, a bebida é igualmente feita de Yuca seca à qual se junta água, mas é uma coisa sem sabor, para terminar uma outra bebida feita de Yuca fermentada que se parece com iogurte líquido, esta sim, tem um sabor agradável mas, não se pode abusar devido ao seu alto teor de álcool. Assim terminámos o dia.